terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Fogás confirma problemas de abastecimento, mas prevê normalização até quarta.



A diretoria da Fogás em Manaus confirmou ao RONDONIAGORA que detectou problemas no abastecimento de gás de cozinha no Estado, mas que até a quarta-feira, com a chegada de 30 mil botijões vindos do Amazonas, a situação se normaliza. Atualmente a empresa se socorre com gás vindo de Cuiabá, Manaus e até Rio Branco, para socorrer os rondonienses. Confira nota:

O Rio Madeira voltou a elevar o nível atingindo 18,42 metros. A base da Fogás, por questão de segurança, não se encontra envasando GLP. Foi implementada uma mudança de pólo de suprimento, porém, o GLP envasado está sendo enviado de Cuiabá, Manaus e Rio Branco.

As revendas de Gás de cozinha estão parcialmente abastecidas e a situação deve se normalizar na quarta feira, 26/02, com a chegada de uma balsa com aproximadamente 30 mil vasilhames envasados em Manaus.
Também continuamos atendendo nossos revendedores dentro do limite da classe e desaconselhamos os consumidores a formarem estoque para não prejudicar o atendimento de outros consumidores.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

A ANP se fez Presente





Itaboraí foi a cidade escolhida para abrir o calendário 2014 da Ação Global, um projeto social promovido pela Rede Globo em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi). Das 8h às 16h, mais de 25 mil pessoas participaram do evento, com  60.478 atendimentos prestados no Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Elias de Miranda Saraiva, no Rio Várzea. A iniciativa contou com apoio da Prefeitura. O prefeito Helil Cardozo e todos os secretários municipais estiveram presentes e também prestaram atendimento e esclarecimentos à população.


Além da estrutura montada pelos organizadores, a segurança da Ação contou também com o auxílio da Guarda Municipal e da Polícia Militar, sem registro de qualquer ocorrência. A Prefeitura também atuou na área de saúde, com um posto montado no local, onde foram realizados 21 atendimentos, todos sem gravidade. O Serviço Móvel de Emergêncoa (Samu) disponibilizou profissionais e duas ambulâncias. Dez agentes do município foram responsáveis por orientar o trânsito, que fluiu normalmente nos arredores do Ciep.

Atendimentos das Secretarias

Durante toda a Ação, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou um espaço para a realização de exames oftalmológicos, onde cerca de 50 usuários já saíram da consulta sabendo que receberão novos óculos gratuitamente. O setor de odontologia também prestou atendimentos e vai confeccionar próteses para cerca de 50 pessoas. Ao todo, foram feitos 60 encaminhamentos para exames e cirurgias. Vários programas municipais, como os serviços de fisioterapia e de prevenção de doenças como tuberculose, dengue, DST/Aids e tabagismo realizaram cadastramento e prestaram orientações.

A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, além de esclarecer todas as dúvidas referentes à regularização do microempreendedor individual, esteve à disposição para iniciar o processo de concessão de alvarás de funcionamento. A primeira a aproveitar a oportunidade foi Luciana Luzier, 36 anos, moradora do Rio Várzea, que estava satisfeita em começar a sair da informalidade.


A Secretaria Municipal de Fazenda atendeu a cerca de 30 pessoas, prestando orientação e possibilitando a regularização do Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana (IPTU). A pasta de Educação e Cultura aproveitou para esclarecer as pais a respeito dos procedimentos para a matrícula escolar em 2014, além de inscrever os interessados nos cursos de libras e artesanato, oferecidos gratuitamente na cidade. A Fundação Cultural disponibilizou uma tenda para incentivar a leitura.

 

 Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo doou 500 mudas de espécies como ipê e aroeira, além de falar sobre a regularização imobiliária e divulgar o Parque Paleontológico de São José e o Fórum Agenda 21. A pasta de Segurança e Defesa Civil divulgou as ações da Guarda Municipal.

A ANP se fez Presente

 A ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis se fez presente com a atuação de agentes e fiscais para, dentre outras atividades, explicar o bom uso dos combustíveis e seus derivados, como o GLP ( Gás Liquefeito de Petróleo ) , o famoso gás. 


O Sesi levou à Ação Global diversos serviços de saúde, esporte, educação e o Cozinha Brasil, que deu oficinas sobre o preparo de refeições de baixo custo, aproveitando ao máximo os nutrientes dos alimentos. Foram disponibilizados, ainda, vários brinquedos para as crianças, como cama de gato e totó humano.


Ação Global

Com o objetivo de usar a informação e a mobilização social como estratégia de inclusão social e resgate da cidadania, centenas de voluntários – elenco da Globo, profissionais de órgãos públicos, instituições privadas e ONGs – a Ação Global mobiliza um mutirão de solidariedade para contribuir com o desenvolvimento pessoal e transformar a realidade de milhares de pessoas. Ao longo dos 18 anos de história, a Ação Global já beneficiou mais de 20 milhões de pessoas e prestou cerca de 42,6 milhões de atendimentos. O projeto já passou por grandes capitais como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e por pequenas cidades no interior do país como Piripiri (Piauí), Araguaína (Tocantins) e Cruzeiro do Sul (Acre). Em 2013, o projeto ofereceu atendimento especial às mulheres com serviços e parcerias destinados ao público feminino. Itaboraí foi o primeiro município do Brasil a receber o evento em 2014.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Consultoria empresarial



Antigamente, a consultoria empresarial era utilizada nas aldeias, nas pequenas cidades, nos convívios sociais, e geralmente eram os sábios os julgados mais experientes, os líderes que aconselhavam seu povo em diferentes assuntos, não com os mesmos termos e conceitos que são utilizados hoje, mas com o mesmo intuito de buscar a melhor maneira de se administrar se não os negócios, a própria vida e o convívio social.

Hoje em dia, a consultoria é muito utilizada de maneira formal dentro das empresas, no entanto, não se limitando a elas. Os desafios empresariais estão cada vez maiores e mais graves. A perda do controle, a incessante busca pela redução de custos, as alterações em leis e regulamentações, a fragmentação das atividades são alguns exemplos das atuais dificuldades que comprovam a urgência do conhecimento dentro das organizações. Assim, muitas empresas buscam no ambiente externo esse conhecimento, para que possam receber uma visão mais crítica e imparcial para auxiliá-las.

No nosso dia-a-dia, muitas são as vezes em que nós mesmos agimos como consultores ou buscamos algum consultor para nos ajudar com nossas dúvidas. No simples fato de pedir opinião sobre qual roupa usar, ou ainda dizer a alguém o que pensa sobre determinado assunto que diz respeito à sua vida, essas são maneiras informais de se ter consultoria no nosso cotidiano.

Como objetivos específicos, a consultoria empresarial propõe:
  1. elaborar um diagnóstico das áreas funcionais da empresa em questão;
  2. identificar seus pontos fortes e pontos fracos;
  3. identificar suas ameaças e oportunidades;
  4. propor soluções e mudanças específicas para as áreas julgadas mais necessitadas após a análise.
Os fatores de desafios encontrados dentro de uma empresa não são finitos. Em cada época da empresa se tem um fator que tem que ser resolvido com mais prioridade, mas geralmente esse mesmo fator está ligado a vários outros. Um se resolve, começa outro que está ligado ao primeiro e assim por diante.

Os gestores têm que estar sempre em constante acompanhamento com tudo o que acontece e ir adaptando a empresa de acordo com as exigências do momento. Porém, com a aceleração do mercado, a exigência de rapidez nas tomadas de decisão e principalmente as mudanças que o mercado exige, constantemente a consultoria é uma ótima opção e acaba se tornando fundamental dentro da organização.

sábado, 16 de novembro de 2013

Receita Federal lança programa de autorregularização para o Simples Nacional - 19/09/2013




Começou a funcionar a partir de segunda-feira (16/09) o programa Alerta Simples Nacional. Com o novo sistema, os contribuintes optantes ao acessarem o Portal do Simples Nacional receberão um alerta da fiscalização, informando a existência de inconsistências entre os dados declarados ao Fisco e aqueles obtidos ou coletados pela Receita Federal do Brasil e/ou Secretarias Estaduais, Municipais ou do Distrito Federal. O programa Alerta Simples Nacional consiste na oportunidade de autorregularização para que os contribuintes optantes do Simples Nacional possam corrigir erros de preenchimento nas declarações e na apuração de tributos, antes do início de procedimento formal de fiscalização.

Hoje, mais de 3.404.735 contribuintes entregam declaração como optantes pelo Simples. O Portal do Simples Nacional é acessado todos os meses pelos contribuintes, pois por meio dele os contribuintes emitem Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). A estratégia do Alerta Simples Nacional segue a mesma premissa utilizada e consagrada na Malha Pessoa Física, isto é, a partir de uma parametrização técnica e divulgação dos indícios (os quais podem ser afastados por prova sobre a inexistência da infração), permitir que os contribuintes possam fazer uso da autorregularização, evitando a instauração de procedimentos de fiscalização para cobrança do tributo, com a consequente aplicação de multa de ofício (75% a 225%).

Na primeira fase, o Alerta Simples Nacional irá se referir a indícios de omissão de receitas auferidas em 2010, decorrentes dos repasses recebidos das administradoras de cartão de crédito, informados à Receita Federal via Decred, e a vendas efetuadas ao Governo Federal, cujos dados foram obtidos via Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi).

Nessa fase serão emitidos 29 mil alertas:

Cruzamento

DASN - Receita Bruta

Valor informado por terceiros

Diferença

Siafi

R$ 317.669.435,54

R$ 853.676.374,79


R$ 622.957.301,06

Decred

R$ 4.302.057.133,25

R$ 9.298.548.484,15

R$ 5.363.242.449,88


Total – Alerta 1

R$ 4.619.726.568,79

R$ 10.152.224.858,94

R$ 5.986.199.750,94


Média de diferença:
a) Siafi: R$ 490.904,10
b) Decred: R$ 198.234,80
c) Média dos dois indícios: R$ 213.592,33

O resultado do cruzamento das informações com os valores declarados ficará disponível no Portal do Simples Nacional por prazo não inferior ao necessário para que o contribuinte tenha a oportunidade de verificar a existência dos indícios em pelo menos duas oportunidades, visto que mensalmente os optantes ingressam no Portal para emissão do DAS.

O contribuinte que não se autorregularizar será objeto de análise pela área de seleção de sujeitos passivos para, em sendo o caso, incluí-lo em futura execução de procedimento fiscal, que poderá ser executado pela Receita Federal, Secretaria de Fazenda Estadual ou Municipal.

Importante registrar que o Alerta:
1º Não altera a condição de espontaneidade do contribuinte para promover a retificação das declarações prestadas ao Fisco;

2º Não atesta a regularidade fiscal para os contribuintes que não receberem a comunicação; e

3º Não restringe a hipótese de autorregularização apenas aos contribuintes que receberam a comunicação da Receita Federal.

A autorregularização, pela retificação das declarações apresentadas ao Fisco e sem a aplicação de multa de ofício, pode ser realizada pelo contribuinte enquanto não iniciado procedimento fiscal.

Em relação aos Programas ora iniciados, a Receita Federal informa que os procedimentos de fiscalização terão início a partir do dia 1º de dezembro de 2013.

Essa iniciativa proporciona maior transparência na relação Fisco/Contribuinte, e tem origem na experiência exitosa da Malha de Pessoa Física, procedimento por intermédio do qual, anualmente, cerca de 500 mil contribuintes se autorregularizam, evitando-se milhares de autuações e as consequentes discussões no contencioso administrativo e judicial, com benefício para toda a sociedade. Essa iniciativa também visa a um processo contínuo de orientação ao contribuinte, de forma que o mesmo possa cumprir com maior exatidão suas obrigações tributárias.

 SECRETARIA-EXECUTIVA DO COMITÊ GESTOR DO SIMPLES NACIONAL


segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Pausa em refinaria gera espera por gás de cozinha na região de Ribeirão

Usina de São José dos Campos está parada desde 19 de setembro. Petrobras confirma importação; Sindigás espera solução em dois dias. Com baixa em seu estoque de botijões de gás de cozinha, o gás liquefeito de petróleo (GLP), o empresário Roberto Soares, de Cravinhos (SP), criou uma lista de espera de clientes para tentar garantir as vendas nos próximos dias. Há uma semana sem receber carga completa do produto no terminal de abastecimento de Ribeirão Preto (SP), ele é um dos revendedores da região que alegam prejuízos resultantes de uma pausa para manutenção em uma refinaria de São José dos Campos (SP), uma das principais fornecedoras de gás de cozinha do país. Em nota, a Petrobras informa que a redução dos estoques se deve a questões climáticas e garante que o problema será resolvido em todo o país. O Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindlgás) espera que, em dois dias, as dificuldades logísticas sejam solucionadas.

 (Correção: ao ser publicada, esta reportagem errou ao informar que a Petrobras havia comunicado que dois navios com GLP importado garantiriam a distribuição no Estado. Na verdade, não há confirmação de navios trazendo GLP para o país. A reportagem foi corrigida às 21h35.) “Para o pessoal que está ligando pedindo gás montei uma lista de espera numerada. Assim que chegar, o primeiro que pediu já tem gás reservado. Não tem previsão para chegar, o que me passaram é que está sem previsão”, afirmou Soares. Embora não saiba quanto de prejuízo já teve devido à queda de estoque, ele diz perceber o problema pelo comportamento dos próprios clientes. “Com certeza é prejuízo. Muita gente deixou de comprar.

 Como estou sem gás, eles procuram outros revendedores que ainda têm estoque. Estou deixando de ganhar, espero que acabe logo”, lamenta. Dos sete caminhões enviados diariamente para reabastecimento, em média um tem voltado cheio para a revendedora gerenciada por Fábio Garcia em Ribeirão Preto, responsável pela distribuição em 50 cidades da região. A alternativa tem sido priorizar a venda para quem mais necessita, segundo ele. “Os caminhões ficam lá [centro de distribuição local] aguardando para ver se vão carregar ou não. A situação não está fácil. O que eles estão liberando de GLP não está suprindo nossas necessidades. Estamos dando prioridade a hospitais, restaurantes”, afirmou.

 O gerente também informou que suspendeu promoções aos clientes até que os estoques se normalizem. “As promoções acabam sendo cortadas, o gás volta ao preço original de mercado. A dona de casa vai sentir um pouco no bolso, porque não vai ter opção de preços baixos”, disse. Petrobras A Petrobras enviou nota informando que a redução dos estoques se deve a questões climáticas e confirmou que o problema de abastecimento será normalizado em todo o país.

"O inverno é o período do ano com o maior consumo de GLP no país devido à redução da temperatura. Este ano, as temperaturas médias foram menores que os níveis históricos, ocasionando a redução de estoques de GLP em algumas localidades. A Petrobras informa que o suprimento de GLP está normalizado em todo o país", comunicou. Sindigás O Sindigás confirmou que para contornar falhas de fornecimento do GLP distribuidores estão remanejando o gás de algumas regiões do país “para essas áreas com maior dificuldade de abastecimento.”


O sindicato informou ainda que espera ver o problema solucionado em dois dias. Manutenção em refinaria A Associação Brasileira de Revendedores de GLP (Asmirg-BR) informou que o abastecimento do produto está prejudicado em regiões de pelo menos cinco estados, como São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás e Pernambuco. Segundo a entidade e o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigas), uma das causas do problema é a parada de manutenção da Refinaria Henrique Lage (Revap), que fica em São José dos Campos, e é uma das principais fornecedoras de gás de cozinha do país.
A unidade da Petrobras parou em 19 de setembro para manutenção de equipamentos e processos tecnológicos e deve retomar a atividade em 19 de outubro, conforme previsão da Revap. De acordo com a Asmirg, o problema tem reduzido 50%, em média, o fornecimento de gás de cozinha para as distribuidoras. • Problema logístico gerou baixa de estoque de gás de cozinha em Ribeirão Preto .

(Foto: Chico Escolano/EPTV)