domingo, 6 de janeiro de 2013

Balsa com botijões de gás de cozinha incendeia, em Belém



Balsa com botijões de gás de cozinha incendeia, em Belém
Fogo foi controlado rapidamente para evitar explosões.
Uma pessoa ficou ferida e foi encaminhada para o Hospital Metropolitano.

Uma pessoa ficou ferida na tarde desta sexta-feira (04), em Belém, depois que uma balsa que transportava botijões de gás de cozinha incendiou. Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio começou na casa de máquinas da embarcação, que estava ancorada no porto de uma empresa na Rodovia Arthur Bernardes.
A imprensa não teve acesso ao local. Pelas imagens da TV Liberal é possível perceber que a embarcação transportava os botijões. O fogo foi controlado rapidamente para evitar explosões.


O funcionário que estava na casa de máquinas teve queimaduras e foi encaminhado para o Hospital Metropolitano, em Ananindeua. Os Bombeiros acreditam que o incêndio pode ter sido provocado por um problema elétrico.

http://g1.globo.com

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Motorista que usava gás de cozinha em jipe é condenado pela Justiça



Ele foi sentenciado a um ano de detenção, em regime aberto, pena substituída por multa de R$ 510. A condenação é resultado da prisão em flagrante do motorista em operação policial de Manhumirim

O motorista de um jipe que usou gás de cozinha como combustível foi condenado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) a um ano de detenção, em regime aberto, pena substituída por multa de R$ 510. O condutor foi flagrado e preso em operação policial em Manhumirim, Zona da Mata de Minas Gerais, por uso irregular de gás liquefeito de petróleo no motor do veículo.

Após a prisão foi instaurado inquérito policial e em seguida Ministério Público denunciou o motorista. Ele foi condenado em primeiro instância, mas recorreu alegando que o exame pericial que comprovou o crime. Na 1ª Câmara Criminal do TJMG a sentença foi mantida. O relator e desembargador, Walter Luiz de Melo, observou que a materialidade do crime estava comprovada pelo auto de prisão em fragrante delito, por boletim de ocorrência da PM. Assim, manteve a condenação e foi acompanhado no voto pelos desembargadores Silas Rodrigues Vieira e Alberto Deodato Neto.

“Certamente, imaginou o apelante que, se fosse abordado pelas autoridades competentes transitando no veículo em questão, seria tão somente advertido ou multado administrativamente, ou seja, não seria processado e penalizado criminalmente, todavia sua conduta, além de ser ilícita, repita-se, merece censura, por colocar em risco a vida de pessoas que nada têm a ver com o caso”, afirmou o relator na sentença.




http://www.em.com.br

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Botijão de gás de cozinha deverá conter selo de orientação



Botijão de gás de cozinha deverá conter selo de orientação Lei sancionada condiciona a comercialização a um selo, que trará dados das empresas envasadoras e os riscos do produto

A lei que cria critérios para a comercialização do gás de cozinha foi sancionada e publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial do Estado, o Minas Gerais. A Lei 20.601, de 2013 tem origem no Projeto de Lei 897/11, de autoria do deputado Délio Malheiros (PV), aprovado pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em dezembro de 2012. A lei, que entra em vigor daqui a 90 dias, determina que os botijões de gás liquefeito de petróleo (GLP) contenham orientações sobre a utilização e os riscos do produto, entre outros requisitos.
 
As informações deverão aparecer em um selo, na parte externa do botijão. O selo deverá conter nome, logomarca, CNPJ e endereço da empresa envasadora, distribuidora ou revendedora do produto, além da data do envasamento e as informações sobre o uso do botijão e seus riscos.

As empresas que descumprirem a norma sofrerão penalidades conforme a Lei Federal


quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Encontro Técnico do Gás LP reúne empresas do setor em São Paulo




Nos dias 5 e 6 de dezembro, foi realizado, em São Paulo, o Encontro Técnico do Gás LP. O evento contou com a participação de 582 pessoas, 42 empresas expositoras e, durante os dois dias de programação, foram realizadas 12 palestras técnicas por especialistas do mercado.

Na oportunidade, foram anunciados os vencedores do Prêmio GLP de Inovação e Tecnologia, que recebeu mais de 40 trabalhos técnicos produzidos, individualmente ou em conjunto por empresas que atuam no setor.

Os autores poderiam inscrever seus projetos nas seguintes
categorias:

Aplicações do GLP, Projetos de Instalações, Produção,
Infraestrutura, Logística e Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA).

Conheça as empresas premiadas por categoria na lista
abaixo:



Aplicações do GLP

Ouro: Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE)

Prata: Fogás



Projetos de Instalações


              
Ouro: Ultragaz

              
Prata: Clesse e Supergasbras (em parceria)

              
Bronze: Fogás



Produção:

              
Ouro: Ultragaz, Cavagna Group e Mangels (em parceria)

Ouro: Drava

              
Prata: Ultragaz e Abbas (em parceria)

              
Bronze: Copagaz, If Sistemas e Anluz Aquecimento Industrial (em
parceria)



Infraestrutura:


Ouro: Clesse, Ultragaz e Tupi (em parceria)

Prata: Amtrol-Alfa

Prata: ELC, Mangels e Trovan (em parceria)

Bronze: Utingas e Pasa (em parceria)



Logística:

              
Ouro: Ultragaz e Kaboo Tecnologia (em parceria)

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

ANP interdita 12 revendas de gás de cozinha no Oeste do Paraná



Agência Nacional do Petróleo divulgou que 208 botijões cheios e 1229 vazios foram recolhidos nos locais que foram fechados

Doze locais de venda de gás de cozinha foram interditadas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), nesta quarta-feira (12) na região de Assis Chateaubriand, no interior do Paraná. Nove pontos não possuíam sequer registro para comercializar o produto. Outras três revendas tinham o alvará em dia, mas apresentavam problemas no armazenamento e manejo dos botijões.

Conforme a assessoria de imprensa da ANP, 208 botijões cheios e 1.229 vazios foram recolhidos locais. Além da apreensão, os estabelecimentos podem ser multados em valores que vão de R$ 20 mil a R$ 1 milhão pelo descumprimento das normas de segurança.

A vistoria da ANP detectou irregularidades em 14 locais, mas dois deles foram apenas notificados pelas infrações. Nestes locais, não houve apreensão do produto.

Serviço

Quem detectar possíveis problemas em depósitos ou revendas de gás devem fazer uma denúncia no site www.anp.gov.br ou entrar em contato com o Centro de Relação com o Consumidor da ANP pelo telefone é 0800-970-0267.