sábado, 19 de maio de 2012

O sobrevivente


Acidentes envolvendo explosões com botijões de GLP infelizmente eram comuns no Brasil. A razão, segundo Ueze Elias Zahran, presidente da Copagaz, uma das empresas que integra o Grupo Zahran, era a falta de regras para este mercado.
 
Defendendo a bandeira da segurança, e com uma invejável persistência, Zahran conseguiu instituir no Brasil a obrigatoriedade de testes nos botijões de gás, a chamada requalificação. Foi mais de meio século sem avaliação, e o país levou nada menos do que 13 anos para requalificar 104 milhões de botijões, dos quais 25% não passaram nos testes. Com a substituição dos reprovados, o país está desde outubro sem registrar nenhum acidente relacionado a vazamento de gás. 

Porém, a luta do empresário não terminou. Há ainda um longo caminho para sanear este mercado. “Os botijões precisam ser testados a cada dez anos. Os primeiros, testados em 1997, já deveriam ser testados novamente. Temos 31 milhões de unidades com requalificação atrasada. Porém, este é um processo caro, e o mercado de GLP hoje vive um momento de falta de recursos, por conta dos reflexos da concorrência predatória”, disse ele, durante entrevista concedida na sede da Copagaz, em São Paulo (SP). Segundo o empresário, para que o mercado se ajuste, é necessário que as legislações de segurança sejam seguidas e, para isso ser possível, as empresas que restaram no setor precisam de fôlego financeiro. “Dezessete companhias de gás fecharam no país, por conta da predação”, denunciou Zahran.

A Copagaz é uma das sobreviventes, e Zahran nega a possibilidade de vendê-la. “Sempre surgem rumores de que a Copagaz está à venda, mas não é verdade. Minha empresa é minha vida”, afirmou. Criada em 1955, em Campo Grande (MS), a Copagaz começou como uma pequena distribuidora de gás, e cresceu graças ao empreendedorismo de Zahran. Empreendedorismo este, aliás, que levou a família a um novo patamar de vida, quando o empresário ainda mal havia saído da adolescência. “Meus pais eram imigrantes libaneses, que tinham um pequeno café em Campo Grande, na década de 1920. Eu queria comprar uma casa para minha mãe, e comecei a guardar dinheiro. Com dificuldades econômicas, o café faliu, e o sonho da casa foi adiado. A família foi trabalhar em uma padaria. Era época do pós-guerra e a farinha de trigo custava muito caro. Mas soube que o governo de São Paulo vendia o produto para prefeitos do estado, e resolvi tentar a sorte”, contou. Houve uma recusa inicial pelo responsável pela distribuição da farinha, por conta de Campo Grande não estar no estado de São Paulo. Zahran alegou que a população de sua cidade precisava do insumo, e insistiu. Acabou conseguindo uma cota para buscar a farinha a cada 15 dias. E com isso capitalizou novamente a família.

Nas vindas para São Paulo, Zahran conheceu o fogão a gás, e resolveu levar um para presentear sua mãe. E descobriu uma oportunidade, pronta para ser explorada – o mercado de gás. Daí a conseguir a representação de uma empresa paulista para revender gás em Campo Grande, foi um passo. No entanto, alguns anos depois percebeu que era muito mais interessante abrir sua própria empresa, ao invés da representação, e em 1955 fundou a Copagaz. Em 1961 abriu sua primeira engarrafadora de GLP, em São Paulo. Na época, viajou várias vezes ao Rio de Janeiro para conseguir a autorização do Conselho Nacional de Petróleo (CNP). E obteve a concessão, que deu origem à Copagaz, presente atualmente em 20 estados brasileiros.

Hoje, Zahran afirma que o setor de GLP precisa urgentemente de regras e fiscalização para que as empresas recuperem sua rentabilidade e possam garantir a segurança da atividade. Mas está otimista. “A chegada de Magda Chambriard à ANP deve mudar o rumo deste mercado,” disse ele, um dia após ter se reunido com a nova diretora-geral da Agência.
Confira, a seguir, os principais trechos da entrevista.

Combustíveis & Conveniência: A Copagaz fez um estudo que mostra que preços abaixo de um determinado patamar sugerem concorrência predatória. Há alguma empresa no mercado que trabalha com margens tão reduzidas?

Ueze Elias Zahran: Sim, existe uma empresa, de origem holandesa, a SHV, que adquiriu a Supergasbrás e a Minasgás, que trabalha com margens abaixo do que seria considerado o mínimo para a sobrevivência no setor. A Copagaz, inclusive, está processando a SHV.

Nós contratamos um economista para realizar um estudo sobre este mercado, e ele avaliou que um preço justo para o botijão de 13 quilos seria em torno de R$ 45. Nós pagamos R$ 18 para a refinaria. As margens ideais seriam de R$ 13,30 para a engarrafadora e de R$ 12 para o concessionário. Abaixo destes valores, as distribuidoras de GLP não conseguem promover os testes necessários para garantir a segurança dos botijões, nem investir em sua rede de concessionários. Estes, por sua vez, se tiverem margens inferiores a R$ 12, mal conseguem pagar a engarrafadora, tornam-se inadimplentes.

C&C: Mas estas diferenças de preços (entre o valor cobrado pela refinaria e o valor a que chega ao consumidor) não demonstraria a ineficiência do setor?
UEZ:De forma alguma. Nosso estudo demonstrou que esta é a margem justa para remunerar a atividade, garantir a requalificação e, consequentemente, a segurança, e dar lucro.

Os botijões ficaram mais de 50 anos sem serem testados no Brasil, e quando isso aconteceu, de 1997 até 2010, 25% foram reprovados e o mercado teve de repor. Vale observar que em outros países, quando testados a cada 10 anos, 3% dos botijões são reprovados. Aqui, foram testados após 50 anos de uso, e 25% foram reprovados e sucateados. Este processo custou R$ 6 bilhões. Como a regra determina que os botijões precisam ser testados a cada 10 anos, os primeiros testados já estão com prazo de requalificação vencidos. Temos 31 milhões de botijões com testes atrasados. E o setor não realiza estes testes por falta de capital. Em 2011, quando íamos começar a requalificar, nossa margem era de R$ 10. A SHV, com suas práticas predatórias, baixou a margem para R$ 8. E não conseguimos pagar o investimento necessário. Agora que chegamos a R$ 10.
Mas , veja, um botijão custando R$ 45 dura em média 45 dias, para uma família de cinco pessoas. É R$ 1 por dia, ou R$ 0,20 por dia por pessoa. É o produto mais barato da cozinha.

C&C: Como tem sido a supervisão dos órgãos de fiscalização em relação ao acompanhamento de práticas de predação no setor de GLP? Há preocupação das autoridades em relação a isso?
UEZ: Eu espero que esta supervisão se inicie agora. Na verdade, a raiz do problema está na autorização das revendas multimarca.

Isso data do início da década de 1990, quando o ex-presidente Fernando Collor promoveu a abertura do setor, extinguindo o Conselho Nacional de Petróleo (CNP) e criando o Departamento Nacional de Combustíveis (DNC). Na época, ele autorizou as multimarcas, e isso foi uma verdadeira maldição para o setor.

Eu, como distribuidor, invisto no meu concessionário. Empresto botijões, forneço uniformes, reformo instalações, dou treinamento e prazo para pagamento. Porém, com a possibilidade deste concessionário revender várias marcas, muitos enxergaram a oportunidade de conseguir estes benefícios de várias empresas. E a partir daí começaram os “roubos” de concessionários – se algum estava endividado, por exemplo, as empresas ofereciam preços melhores, ou prazos maiores. Com isso, começou a prática de concorrência predatória e os preços foram caindo cada vez mais. Some-se a esta situação o fato de que o concessionário que se tornou multimarca, em muitos casos, precisou de locais extras para armazenamento dos botijões. E para conseguir estes locais, recorreu a bares, escritórios e até funerárias. E com isso surgiram as revendas clandestinas. Hoje, a ANP estima que existem 100 mil clandestinos. E a culpa é da autorização para a revenda multimarca.

Estou otimista com a nova direção da ANP, e espero que o rumo deste setor mude. Isso é importante para as empresas, mas também, e principalmente, para a população que depende do GLP. O GLP é um combustível perigoso e necessita de normas de segurança rígidas.

C&C: E o programa Gás Legal da ANP?
UEZ: Isso não funciona. Como a ANP vai fiscalizar os clandestinos? Tem de acabar com a raiz do problema, que são as revendas multibandeira.

C&C: Quais são os principais problemas deste setor hoje?
UEZ: Além das revendas multimarcas, o fato de muitas empresas não seguirem uma regra importante de segurança. Cada empresa deve engarrafar somente seus botijões. Os seus botijões são testados e a empresa se responsabiliza por eles. Não deveria ser permitido que outras os enchessem. Inclusive, há situações em que as empresas enchem 10 quilos, por exemplo, e vendem o botijão como 13 quilos. Isso, além de lesar economicamente o consumidor, o coloca em risco, pois é irregular e passível de problemas de segurança.

As revendas irregulares também são perigosas. Não se sabe como é o armazenamento dos botijões neste local, se atendem a normas de segurança, se estão perto de escolas ou outros locais onde não seria permitida sua presença. O local onde um botijão de gás é armazenado, dado seu risco, deveria ser sagrado.

Além disso, hoje as empresas sequer precisam comprovar a compra de botijões para começar a engarrafar. Antes era necessário participar de uma reunião de abastecimento, onde eram analisadas as notas fiscais da compra, tinha 30 dias pra verificar se a nota era verdadeira ou não, e, a partir da quantidade de botijões que a empresa possuía, era definida então uma cota, de 6,5 quilos para cada botijão comprado. Hoje, este procedimento não é seguido. Recentemente soubemos de uma empresa, a Nutrigás, que conseguiu autorização da Agência para ter uma cota de 1.500 toneladas. Esta empresa afirmou que comprou 120 mil botijões, mas nunca apresentou uma nota fiscal comprovando esta informação.

C&C: O senhor considera que nossos botijões são seguros?
UEZ: Podemos dizer que estão começando a ser seguros. Depois desta etapa inicial de requalificação, desde outubro do ano passado, nenhum acidente com GLP foi registrado no país. Porém, já há um volume de botijões com testes atrasados, que deveriam estar sendo refeitos e isso não está acontecendo por falta de capital para investimento.

No início dos anos de 1990, eu participei do Fórum Mundial do Gás, em Paris, e aproveitei a visita para conhecer um sindicato local. Lá, fui informado de que não havia estatísticas sobre acidentes, simplesmente porque não ocorriam acidentes. “Temos regras rígidas de segurança, que são cumpridas”, me informaram.

Eu voltei para o Brasil e procurei o DNC, para tentar trazer estas regras para o país. Foram sete anos tentando negociar e implantar as normas aqui, e só consegui isso quando o Ministério da Justiça intercedeu. Finalmente, em 1997, começamos a testar os botijões. Mas esta não era a única regra que deveria ser seguida; a associação Ibero-Americana determina que é necessário ter quatro vezes mais botijões do que o volume comercializado. Aqui no Brasil, temos hoje 104 milhões de botijões, e vendemos 33 milhões mensalmente. Ou seja, teríamos de ter mais botijões, mas não temos recursos para isso. O motivo é a selvageria da concorrência.

Dezessete empresas quebraram, por esta maldita concorrência só temos quatro no mercado hoje: Copagaz, Ultragás, Nacional Gás Butano do Nordeste e a Fogás, do Amazonas. A Liquigás quebrou e foi vendida para a BR; a Supergasbras e a Minasgás foram vendidas para a SHV, que é a empresa que está deturpando todo o mercado. O Brasil não é um mercado pequeno, consumimos 7,5 milhões de toneladas/ano, perdendo apenas para o Japão, que tem autorização para abastecer veículos com GLP.

C&C: Então, não existem botijões em quantidade suficiente para atender à demanda do mercado?
UEZ: A quantidade atual atende à demanda, mas não atende às normas internacionais de segurança, que estabelecem que, para cada unidade vendida, a empresa tem de ter quatro botijões. Temos 104 milhões de unidades, e comercializamos 33 milhões. O correto seria ter 132 milhões.

C&C: Em relação a outros mercados, como se situa o preço do GLP no Brasil?
UEZ: Apenas o Paraguai tem preços menores que no Brasil. Estamos em 12º lugar no ranking de preços, atrás da Noruega, Áustria, França, Itália, Dinamarca, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Peru, Argentina e Chile. No entanto, estamos na quarta colocação em preços de refinaria mais altos. Na nossa frente, temos Peru, Chile e Paraguai. Ou seja, pagamos muito caro em relação aos demais países, e vendemos por preços menores. As margens de distribuição e revenda são reduzidas.

C&C: Como o senhor avalia a revenda de GLP?
UEZ: É um setor que está descapitalizado e precisa de margens melhores também para trabalhar, para não ser inadimplente. Com margens maiores, haverá menos espaço para irregularidades. Sem a margem de R$ 12, o revendedor correto, registrado, não sobrevive.

C&C: Algumas distribuidoras foram acusadas pelo Cade por formação de cartel. Como o senhor avalia isso?
UEZ: Sobre cartel, vou escrever uma carta para o Ministério Público. Não se trata de cartel, pois as empresas não estavam auferindo lucros. Todas as distribuidoras hoje estão tendo prejuízo e, por isso, defendo o fim das práticas predatórias, a garantia de segurança no setor e regras por parte do órgão regulador.

C&C: Existe espaço no mercado para novas distribuidoras?
UEZ: Isso depende da moralização do mercado. Da forma como o setor está hoje, acho difícil. Segundo o estudo da Copagaz, feito pelo economista Fábio Kanczuk, se o botijão for comercializado abaixo de R$ 29,90 da distribuidora para o revendedor, é predação de preços. Ou seja, este valor representa o limite abaixo do qual uma empresa totalmente eficiente seria obrigada a sair do mercado, por não conseguir remunerar adequadamente os fatores de produção. Considerando como frete médio no Brasil (pode variar conforme região geográfica) R$ 2,20, o valor do botijão, para o revendedor, chegaria em R$ 31,30, o que não é suficiente para encorajar novos concorrentes na indústria.

C&C: Existe a possibilidade de a Copagaz ser vendida para um dos players atuantes, como noticiado pela imprensa no início do ano?
UEZ: De forma alguma. Desde sempre existem boatos de que minha empresa está à venda, mas não vendo. Minha empresa é minha vida.


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