quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Denúncias levam bombeiros a depósitos de gás irregulares

Militares bombeiros realizaram nesta quarta-feira 09/01 a apreensão de botijões em locais inadequados. O fato ocorreu nas cidades de Conselheiro Lafaiete e Congonhas, e foram recolhidos 21 botijões de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), popularmente conhecido como gás de cozinha. Em ambos os casos os botijões estavam armazenados em espaço confinado, sem ventilação e os "depósitos" não possuíam o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros; documento necessário para armazenamento e revenda de GLP.

Esta ação só foi possível, segundo informou o tenente Ronaldo Rosa de Lima, em email enviado à imprensa, "por meio do apoio da população, que através de denúncias feitas pelo telefone 181 (ligação gratuita) alertaram às autoridades. Os botijões estavam em locais fechados e sem esta denúncia estes fatos não chegariam ao conhecimento dos bombeiros".

 O tenente esclarece ainda que o armazenamento de botijões de gás e outros produtos inflamáveis ou combustíveis como gasolina e querosene possuem normas regulamentadoras e que o acondicionamento destes produtos de forma inadequada podem ocasionar explosões e incêndios com risco a vida e ao patrimônio.

 Disque denúncia

 O 181 é um Disque denúncia mantido pelo governo estadual.

 O sigilo é um dos pilares do DDU, que garante o anonimato total de quem fornece informações, a fim de manter a segurança do denunciante. O sistema permite acompanhar o andamento das denúncias por meio de uma senha fornecida no ato do atendimento.

 Lima incentiva a ação: "Solicitamos a população este apoio a fim de garantirmos segurança a todos, denunciando situações de riscos, seja revenda ilegal de gás de cozinha, seja casa de show irregular, centros comerciais precários, prédios de apartamentos em risco, cães sem o devido cuidado do dono, bem como qualquer outra situação que coloque em risco a vida humana".

Nenhum comentário:

Postar um comentário